segunda-feira, 9 de junho de 2008

Meio Ambiente é Caretice

O tema deixou de ser um hobby para iluminados a partir do momento em que as escolhas pessoais passaram a ter impacto coletivo.

É um título bem sugestivo, da matéria de Edoardo Rivetti na Revista TAM na Nuvens de Maio/08, que aborda a direção para onde segue a discussão sobre o tema. Abaixo transcrevo um parágrafo de seu texto que define, em poucas linhas, as idéias do autor :

"... Suas escolhas pessoais, como consumo e reciclagem (seu lixo), uso de recursos naturais, como água, energia e matérias-primas (suas contas), seu carro, sua casa e suas decisões de investimento (seu patrimônio), até muito pouco tempo atrás, só diziam respeito a você. O mundo era grande, a natureza infinita e os outros moravam longe. Comprar 50 litros de gasolina por semana (e gerar poluição decorrente) era assunto seu. Extrair 85 milhões de barris de petróleo por dia (e gerar a poluição decorrente) é assunto de quem? Tomar seu chope no fim de semana é assunto seu. Dirigir embreagado na cidade onde nossas famílias moram é assunto de quem? ..."

Interessante que ele traça um paralelo entre meio ambiente e as drogas. Sugere que o uso das drogas, assim como a degradação ao meio ambiente, em certa época foi assunto sem importância ou desconhecido; a partir do momento em que se tornou impacto coletivo, um custo social (o intenso consumo) passou a ser considerado problema, passou a ser regulado e reprimido. Assim, o meio ambiente tende à caretice, preservá-lo se torna necessidade e quem degrada passa a ser regulado e reprimido. Entretanto, acredito que os mesmos garotos que fumam um baseado escondido hoje, não verão seus filhos jogar lixo nos rios escondidos amanhã, ou será que vão?

Para ler a versão digital da revista, acesse o link:
Revista TAM nas Nuvens

http://www.tamnasnuvens.com.br/revista/site/index.html

Um comentário:

Erica disse...

Gostei do texto.
Eu acredito muito no poder da Educação Ambiental. Acho que deveria ser disciplina obrigatória há muito tempo. Só assim creio que não veremos nossos filhos jogarem lixo escondido nos rios ou no chão mesmo.
Muitos dizem q o gari existe p/ limpar as ruas, q é trabalho dele e que se as ruas fossem limpinhas os garis perderiam o emprego. Só q ele não existe p/ juntar o lixo dos mal-educados.
Folhas caem das árvores, grama cresce etc...Juntar esse tipo de "lixo" é o verdadeiro trabalho do gari.